EconomiaSociedade

Tráfego aéreo europeu recuperou 83% em 2022

O número de voos registados em 2022 demonstrou um desenvolvimento positivo no regresso do espaço aéreo ao seu funcionamento normal no período anterior à pandemia, revelou esta segunda-feira o Eurocontrol. No entanto, o organismo de vigilância do tráfego aéreo adiou para 2025 a sua previsão para o número de voos atingir os números prévios à Covid-19. Como principais fatores para o adiamento desta recuperação, está o aumento da inflação e a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

Em 2022, as companhias aéreas e os aeroportos europeus registaram cerca de 2.000 milhões de passageiros, contra 2.420 milhões em 2019. Os valores apontam para todas as partidas e aterragens em solo europeu. Portugal atingiu 96% do tráfego que tinha antes da crise, a Alemanha registou 75%, a França 86%, a Espanha 91%, enquanto a Grécia atingiu 101% do volume registado três anos antes e a Albânia 137%.

De acordo com o Notícias ao Minuto, a companhia aérea Ryanair consolidou o seu primeiro lugar na Europa ao realizar no ano passado 109% dos voos que tinha três anos antes, tal como a Volotea. Os voos da Air France representaram 80% do nível de 2019, os da Lufthansa 72% e os da British Airways 71%, de acordo com o Eurocontrol.

Desde o início da pandemia, “o tráfego ainda recuperou para 86% [dos níveis de 2019] em maio e manteve-se até ao final do ano num intervalo entre 86% e 88%”, afirma o comunicado.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *