Atualidade

Toronto ganha rua com galo de Barcelos de quase 3 metros

O Little Portugal de Toronto ganhou um galo de Barcelos com 2 ,8 metros de altura e 1,9 metros de comprimento, doado pelo município de Barcelos e decorado por uma artista local, Julia Prajza, que foi inaugurado com dezenas de luso-canadianos presentes.

A associação comercial ‘Little Portugal On Dundas’, entre Ossington e a Lansdowne Avenue, na Dundas Street West, tem quase dois quilómetros de comprimento e 400 estabelecimentos comerciais e agora um novo ex-libris.

“Temos agora este grande galo e espero que fique na história para que todos venham a Toronto e possam visitá-lo, porque é único nesta área”, confirmou à agência Lusa Anabela Taborda, presidente da Associação Comercial e de Serviços do Little Portugal na Dundas.

A estreia do galo de Barcelos no Little Portugal de Toronto, decorreu no passado sábado, junto ao número 1212 da Dundas Street West, no Lakeview Avenue Parkette, e mantém viva a tradição portuguesa.

“O galo de Barcelos também é símbolo de honestidade, de integridade e de esperança, que muito necessitamos neste momento. Quisemos com o concurso público da decoração do galo, envolver também a comunidade canadiana, na criação deste galo luso-canadiano”, admitiu a vice-presidente da autarquia canadiana.



O cônsul-geral de Toronto, José Carneiro Mendes, admitiu que a chegada do novo habitante vai de encontro aos valores que “o Little Portugal representa atualmente em Toronto um local de diversidade e de multiculturalidade. Já não é como foi no passado, mas encarna perfeitamente o espírito deste país. É também uma mais valia para esta cidade, para a diversidade cultural, multiculturalidade que o Canadá persegue, os valores portugueses, do galo de Barcelos, da comunidade de Barcelos, são valores do Canadá, vai atrair pessoas que aqui vão vir para ver o Galo de Barcelos”.




ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *