AtualidadeDesportoDestaqueEntrevista

Toninho, ex-jogador e capitão do CD Pinhalnovense: «É triste ver o clube assim»

A desqualificação do Campeonato de Portugal, com a consequente descida administrativa de divisão do CD Pinhalnovense devido à não comparência em jogos por falta de pagamento aos jogadores, abalou o Pinhal Novo.

O Diário do Distrito esteve à conversa com Toninho, cara conhecida do clube, com 12 épocas de jogador, oito como capitão, vê com grande tristeza o desfecho da equipa sénior.

«Vejo como aquelas pessoas que trabalharam comigo e que viam um clube como uma casa. É uma situação triste… Ao fim de tantos anos de Campeonato de Portugal, depois de se passar tanto e as pessoas que trabalharam lá sabem disso, muitas vezes a fazer das tripas coração para que nada faltasse, o futebol sénior chegar a este ponto».

O assunto não é indiferente aos jogadores que passaram pelo clube. Inclusive, confidenciou que o assunto foi tema com Cau, que jogou sete épocas consecutivas no clube do Pinhal Novo.

«Falo muito com o Cau. É triste ver o clube assim. Tivemos épocas com grandes equipas e até chegamos a ficar a um ponto de subir à segunda divisão».

Garante que no passado não haviam problemas financeiros, muito menos indícios que o clube pudessem prever este desfecho.

«Sempre foi um clube cumpridor, cinco estrelas. Tínhamos pessoas, o senhor Amândio, o senhor Albino, o Dr. Duarte Costa, que faziam tudo e mais alguma coisa para que nada faltasse».

Sobre as Sociedades Desportivas Anónimas (SADs), Toninho não diz nunca ter trabalhado com uma, mas «o que se ouve falar é que vêm à procura de dinheiro fácil, aparece e depois acabou».

Um dos prejuízos de não ter equipa sénior e de juniores no clube é o facto de os jovens procurem alternativas noutros, acrescenta o ex-jogador. «Se eu for um miúdo, se não houver equipa sénior, se calhar vou procurar uma equipa onde possa progredir e completar a formação».

Lamenta os anos de trabalho perdidos na construção de imagem da equipa, que tinha «nome e foi muito falado pela positiva, estávamos sempre em cima, tanto no campeonato como na taça».

Teme que as pessoas «possam perder o interesse» no futebol local, pela ausência de equipa, no entanto Toninho acredita que «o Pinhal Novo vai dar a volta».

Recorde que o CD Pinhalnovense vai ficar de um a três anos sem competir a nível profissional, penalização da situação vivida esta época. A SAD era detentora da equipa sénior e de juniores, mantendo o clube os restantes escalões de formação em funcionamento.

Relembre o duelo entre o CD Pinhalnovense e a Associação Naval 1º de Maio, em 2009/2010, nos quartos-de-final da Taça de Portugal. Jogado no Campo de Jogos São Jorge, a equipa do Pinhal Novo marcou primeiro, mas acabou por perder por 3-1 e foi eliminada da competição. Toninho fazia parte do plantel.

Foi um dos muitos jogos vividos pelos adeptos que agora terão de esperar de um a três anos para voltar a ver a equipa do CD Pinhalnovense pisar o relvado.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *