CrimeMundo

Tiroteio em Chicago “Pessoa de interesse” sob custódia depois de caça ao homem

Detido pela policia sem oferecer resistência, Robert E. “Bobby” Crimo III de 22 anos, é apontado como “pessoa de interesse” pela polícia de Chicago. Até ao momento ainda não há certezas sobre a autoria do tiroteio de ontem que fez 6 mortos e 38 feridos.

O Sargento do departamento do Sheriff de Lake County Christopher Covelli, declarou que o atirador utilizou uma “espingarda de alto calibre”, que foi apreendida pela polícia e está a ser examinada. Disse ainda que “o atirador foi muito discreto e difícil de detectar” no telhado onde se encontrava na altura dos disparos. Covelli declarou que este crime foi muito “aleatório, muito intencional”

Todas as vítimas do tiroteio foram entretanto identificadas. 5 faleceram no local e uma no hospital. As suas idades variam entre os 8 e 85 anos. Os feridos foram na sua maioria encaminhados para o Hospital de Highland Park, para o Lake Forest Hospital e para o o Evanston Hospital. A maior parte apresentava ferimentos de balas e/ou ferimentos da debandada e caos que se seguiram após os disparos. Entre os feridos há 5 crianças. 

Mas afinal quem é Robert E. “Bobby” Crimo III ?

Registos das suas contas online mostram que actuava como rapper pelo nome de “Awake”. Recentes vídeos das suas músicas mostram cenas de assassínios em massa. O seu vídeo mais recente mostra-o no rescaldo de um tiroteio numa escola e, acaba com ele envolto numa bandeira americana da campanha eleitoral de Trump. O seu canal de video no Youtube já se encontrava indisponível ontem à noite.

Crimo tinha o seu próprio servidor Discord (normalmente utilizado para jogos mas que também pode ser utilizado para chat), onde se encontrava com os seus fãs. Esta comunidade tem um mural político cheio de memes políticos niilistas. O seu post mais recente antes do tiroteio tinha uma fotografia de Budd Dwyer, o tesoureiro de estado da Pennsylvania, que se matou ao vivo na televisão nos anos 80, com a frase “Desejava que os políticos ainda fizessem discursos destes”. Este servidor foi desligado, horas após Crimo ter sido detido.

Existe também um video online de Crimo numa manifestação a favor de Trump e, o seu pai concorreu, sem sucesso, ao cargo de mayor de Highland Park em 2019. Na vizinhança a família era conhecida por ser calma e viver as suas vidas. Michael Gammel, o vizinho do lado, recorda-se de uma conversa em que o pai de Crimo o descreveu como tendo problemas na escola que afirmou serem “problemas emocionais” 

“Num dia em que nos reunimos para celebrar a comunidade e a liberdade, estamos a chorar e a fazer o luto pela trágica perda de vidas”, declarou Nancy Rotering a mayor da cidade de Highland Park, no programa Today da NBC. Disse conhecer Crimo de quando ele era escuteiro e estava no Cub Scouts. “É uma daquelas ocasiões em que olhamos para trás e nos perguntamos O que aconteceu? Como pode alguém ter-se tornado tão agressivo? Tão cheio de ódio? Ao ponto de descarregar em pessoas inocentes que estavam a passar um dia em família”. Quando lhe perguntaram como ele era nessa altura respondeu “Era apenas um miúdo pequeno”.

Alexander Sandoval, 39 anos, senta-se num muro e chora. Levantou-se às 7 da manhã (hora local) para colocar um pano e cadeiras em frente do palco principal do desfile. Vive a minutos a pé de onde tudo aconteceu. Voltou a casa para tomar o pequeno almoço com a família. Horas depois, estava a correr, a fugir das balas com a família. “Vimos os marchantes da Marinha passarem, e quando ouvimos os primeiros tiros pensei que estavam a saudar a bandeira do país e a disparar pólvora seca. Depois vi as pessoas começarem a correr e os tiros não paravam. Corremos também”. No caos ele e a sua mulher correram em sentidos opostos. Ele com o seu filho de 5 anos ao colo, ela com a filha de 6. “Tentei entrar num edifício ali perto, mas não consegui. Os tiros pararam. Eu pensei está a carregar a arma e continuei a correr, entrei numa ruela e coloquei o meu filho dentro de um caixote do lixo de metal para o por a salvo”. Depois voltou atrás a correr para procurar o resto da sua família. “Vi pessoas deitadas em poças de sangue no chão, vi uma criança ferida a ser levada. Foi um terror. “ Sandoval encontrou a sua mulher e filha a salvo dentro do MacDonalds da zona.

Adrienne Drell, uma ex-jornalista que se encontrava no desfile na altura do tiroteio disse que “Existe pânico neste momento em toda a cidade. Estava a ser uma manhã bonita e pacífica, as pessoas estavam a gostar do desfile. Em segundos, essa paz foi-nos roubada, é assustador. Não se pode ir a lado nenhum, não se encontra paz. Acho que estamos a sucumbir como nação”.

À medida que as noticias da detenção se iam espalhando, locais começaram a dirigir-se para a esquadra de polícia de Highland Park para expressarem os seus agradecimentos às autoridades. Cá fora ouviam-se gritos de “Obrigada” e “Bom trabalho” enquanto se esperava que Robert E. “Bobby” Crimo III chegasse.

“ Em que ponto vamos dizer que já chega?”, perguntou a mayor Nancy em zoom para a NBC. 

Actualização de noticia anterior.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *