BarreiroPolítica

Tiago Coluna apresentou candidatura à liderança da Juventude Socialista do Barreiro

Tiago Coluna apresentou-se como candidato a Presidente da Comissão Política Concelhia da Juventude Socialista do Barreiro nas próximas eleições internas que irão decorrer no dia 3 de Novembro.

Tem 22 anos e é estudante na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Filiado na Juventude Socialista desde 2016, exerceu funções nos últimos dois anos como Vice-Presidente da Concelhia do Barreiro. É também autarca e líder de bancada do PS na Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Barreiro e Lavradio.

Pedro Vasconcelos Almeida, presidente cessante e Secretário Nacional da Juventude Socialista, será o candidato a Presidente da Mesa da CPC. André Brás dos Santos, Deputado Municipal e Comissário Nacional do PS, será o mandatário.

Em nota enviada à comunicação social pela JS Barreiro, é referido que «nos últimos 4 anos, a Juventude Socialista do Barreiro afirmou-se como um agente de mudança no plano autárquico com a materialização de muitas bandeiras que a JS propôs e com as quais soube marcar a agenda política ao longo dos anos, sobretudo no que respeita às políticas de juventude da autarquia.

O trabalho de proximidade e o contacto com o movimento associativo e com as ‘forças vivas’ do concelho fizeram da JS Barreiro uma estrutura relevante no quadro da sociedade civil barreirense e em particular na nossa geração.

“Os jovens barreirenses sabem que podem contar connosco e com os nossos autarcas para que a nossa geração tenha uma voz na Assembleia Municipal e nas Assembleias de Freguesia, o que só foi possível graças a um trabalho de formação política de novos quadros que são hoje reconhecidos ao nível local e nacional.” – afirma o candidato.

“É por isso, para mim, uma grande honra poder assumir a responsabilidade de dar continuidade a este trabalho e liderar uma das maiores estruturas da JS a nível nacional e a maior organização política de juventude do nosso concelho.

É o futuro que nos motiva a continuar o bom trabalho em prol dos jovens do Barreiro e a afirmar novas bandeiras e causas estruturantes para o futuro do nosso concelho, como o ambiente e a habitação, que permitam dar resposta a novos desafios, reforçar o projeto autárquico do PS e mobilizar a nossa geração em torno de um projeto vencedor em 2021”.

As alterações climáticas serão um desses desafios cujos efeitos são já por demais evidentes para serem negados ou ignorados. Pela urgência de resposta à crise climática que atravessamos e pela responsabilidade que a todos cabe em estancar este flagelo, a JS Barreiro assumirá o ambiente como uma das suas causas primordiais, defendendo um modelo de desenvolvimento sustentável assente na valorização das nossas frentes ribeirinhas e do nosso património natural, na eficiência energética e na promoção do investimento em construção verde, na qual o nosso município se tornou recentemente pioneiro.

Defendemos que o Barreiro deve assumir metas de descarbonização para 2030 mais ambiciosas do que aquelas que foram propostas em 2011, cumprindo assim a sua quota parte numa responsabilidade que é coletiva

Outra das prioridades que será por nós assumida neste biénio será a oferta de habitação acessível no mercado de arredamento que constitui atualmente um dos principais desafios aos jovens que legitimamente querem dar o passo de iniciar a emancipação das suas vidas de forma digna.

Através de programas de arrendamento a custos controlados  ou de um melhor aproveitamento de outros programas de financiamento de âmbito nacional já existentes, como por exemplo o Programa Porta 65, e com uma maior intervenção da autarquia, nomeadamente em acordos de cooperação tripartidos, o município deve assumir a sua responsabilidade em assegurar habitação livre da especulação imobiliária, tendo em vista a necessidade de garantir aos jovens de se fixarem no concelho e aqui construírem a sua vida.»

 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *