Covid-19Palmela

Testes à COVID-19 avançam nos lares do concelho de Palmela

Iniciaram-se na sexta-feira testes de despistagem à COVID-19 aos funcionários e utentes do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Palmela, uma medida que surgiu depois das críticas que o presidente da Câmara de Palmela fez pelo facto dos testes à COVID-19 em lares não contemplarem a península de Setúbal, mas apenas os distritos de Lisboa, Aveiro, Guarda e Faro.

As diligências efetuadas pela autarquia tiveram resposta e a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social confirmou ao presidente da Câmara que iriam ser estendidos a outras zonas do país e que começariam, precisamente, no concelho de Palmela, onde já estão em curso.

A par dos testes, decorrem também as operações de desinfeção IPSS (residências de deficientes e cozinhas de instituições com serviço de apoio domiciliário) e está prevista a desinfecção dos quartéis das três corporações de bombeiros (Palmela, Pinhal Novo e Águas de Moura) e de diversas instalações municipais, uma medida que vai abranger mais de 15 edifícios e várias centenas de utilizadores.

A nebulização dos espaços está a ser feita por técnicos de uma empresa certificada, utilizando um produto eficaz contra a COVID-19. O desinfetante atua, anulando qualquer contaminação e deixando uma película protetora nas superfícies, durante vários dias, resistente às lavagens frequentes. É inócuo para as/os utilizadoras/es e não compromete o normal funcionamento destas valências.

Na fase anterior, foram abrangidos os lares da Santa Casa da Misericórdia de Palmela (84 utentes), da Associação Lares dos Ferroviários, em Pinhal Novo (50  utentes), e da Fundação COI, também em Pinhal Novo (28 utentes).

A operação, integralmente suportada pela autarquia, insere-se no âmbito das medidas de prevenção e combate à pandemia COVID-19 que estão a ser desenvolvidas no concelho de Palmela.

Nesta altura o município garante também os testes de despistagem aos bombeiros das três corporações do Concelho – Águas de Moura, Palmela e Pinhal Novo – que tenham estado envolvidos na emergência médica ou transporte de doentes COVID, a fim de poderem retomar a sua prontidão nas corporações e também os trabalhadores municipais da Proteção Civil, dos serviços essenciais ou de outras áreas mais vulneráveis, que tenham estado em contacto com cidadãos com infeção confirmada, são abrangidos por esta medida.

Através da Proteção Civil e demais serviços municipais, o município está também preparado para garantir alojamento e alimentação, não só de profissionais de saúde e forças de segurança com necessidade de estar em isolamento e a salvo, mas, também, de pessoas idosas que venham a ter de ser retiradas dos lares.

O plano inclui instalações hoteleiras, instalações disponibilizadas pela Fundação COI e recursos próprios.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *