Açores

Terra voltou a tremer na ilha de São Jorge

Um sismo com magnitude 2,1 na escala de Richter foi sentido durante a madrugada desta quarta-feira na ilha de São Jorge, nos Açores, anunciou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

O abalo foi sentido às 03h08 locais (04h08 em Lisboa) e teve epicentro a cerca de três quilómetros de Santo Amaro, ilha de S. Jorge.

O CIVISA refere ainda que «o sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV na escala de Mercalli Modificada nas freguesias de Urzelina, Manadas e Norte Grande (concelho de Velas)».

A ilha de São Jorge esteve sob forte ação sísmica desde 19 de março, onde até ao momento, foram registados aproximadamente 44.799 eventos de baixa magnitude e de origem tectónica, segundo o CIVISA.

A ilha esteve desde 23 de março até 8 de Junho sob o nível de alerta vulcânico V4 de um total de sete, em que V0 significa “estado de repouso” e V6 “erupção em curso”, na sequência da crise sismovulcânica registada desde 19 de março.

Antes disso, tinha sido ativado o alerta V2, no dia 20 de março às 0h40, e o V3, no mesmo dia, pelas 0h40.

De acordo com a informação publicada na página oficial do CIVISA, «a atividade sísmica na ilha de São Jorge encontra-se acima dos valores normais de referência».

O sismo de maior magnitude (3,8 na escala de Richter) desta crise ocorreu no dia 29 de março, às 21h56.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *