Mundo

Temporal extremo pode atingir sul de Itália esta segunda-feira

O sul de Itália pode vir a ser atingido esta segunda-feira por chuvas intensas e há até possibilidade de ocorreu um ‘medicane’, um ciclone de características tropicais no Mediterrâneo, segundo informa o site de meteorologia LusoMeteo.

«Apesar de, para já, segundo a vasta maioria dos modelos, esse cenário não ser o mais provável (a depressão não parece adquirir organização suficiente) a situação tem ainda assim potencial para consequências graves, ao nível da precipitação» refere o site.

«São esperados acumulados de chuva até 300mm\24h e 600mm\48h, localmente. Alguns modelos sugerem mesmo que, dada a quantidade elevadíssima de água precipitável localmente, especialmente orograficamente, a precipitação possa chegar a 700\800mm em 48h, e ainda existem condições para que 1\3 deste valor (100\150mm) possa cair em apenas 1 hora em alguns locais, o que criará condições para inundações graves, e deslizamentos de terras, num local já muito afetado por inundações recentes.»

As imagens de satélite apresentam, já definido, um sistema ciclónico, que será responsável pelo transporte de ar extremamente húmido e pelas frentes que irão propiciar toda esta situação de risco extremo, que irá ser responsável pelo transporte de uma quantidade colossal de água precipitável durante um período longo de tempo, que em conjunto com várias frentes, irão gerar condições favoráveis a precipitação persistente, intensa e excessiva.

O evento principal de chuva terá lugar na segunda-feira, entre Catanzano e San Giovanni in Fiore, com precipitações abundantes e extremas.

A este cenário acresce ainda que os índices de instabilidade elevados, podem criar um risco elevado de fenómenos como tornados ou trombas de água.

Também o Norte de África será afetado por chuvas potencialmente torrenciais nos próximos dias, especialmente a partir de 26\27 de Outubro, e principalmente na Tunísia (isto depois de já outros locais terem sido afetados).


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *