Atualidade

Temperaturas de Janeiro de 2021 não foram as mais baixas registadas pelo IPMA

- publicidade -

O ano de 2021 não é o primeiro em que, literalmente, se batem os dentes de frio em Portugal.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera – IPMA, desde o ano de 2000 que se registaram vários episódios de tempo frio persistente em Janeiro dos anos de 2005, 2006, 2007, 2009, 2012 e 2017.

No episódio mais recente, em 2017, foram registados valores  extremos  de  temperatura  mínima  do  ar nomeadamente em Chaves,  Sabugal, Covilhã,  Lamas  de  Mouro,  Tomar,  Moimenta  da  Beira,  Figueira de Castelo Rodrigo, Moncorvo, Macedo Cavaleiros, Aldeia do Souto e Alvega.

Agora verifica-se desde o dia 24 de Dezembro de 2020, de  uma forma consistente, uma  situação  de  frio  generalizado com valores da temperatura máxima e mínima do ar inferiores ao valor da normal climatológica 1971-2000.

Nas últimas duas semanas apenas no dia 28, o valor da temperatura mínima foi próximo do normal e os dias 5 e 6 de janeiro de 2021, tiveram os menores valores médios no período.

Com  os  dados  atuais, o IPMA antecipa para os próximos dias  valores  da  temperatura  média  do  ar abaixo  do  normal,  reflectindo-se  numa  anomalia  negativa (entre -6 a -1°C)  para  todo  território.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui