Parceiros
AtualidadeDistritoSetúbal

Temperaturas bateram recordes no quinto dia mais quente de que há registo em Portugal

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera indica que esta quarta-feira, 13 de julho, foram batidos vários recordes de temperatura, e em 35 estações foram ultrapassados os anteriores maiores valores da temperatura máxima para este mês. Os valores mais elevados da temperatura máxima, 46.3.°C e 46.2.°C ocorreram nas estações da

Lousã e Santarém; os valores de temperatura máxima do ar de 45.°C ocorreram em 5 estações: Mora, Tomar/Vale Donas, Ansião, Setúbal, Évora/Aeródromo, Avis/Benavila.


As temperaturas mais elevadas foram registadas na Lousã, que atingiu uma temperatura de 46,3.ºC, e em Santarém, com uns escaldantes 46.2.ºC.

No caso do distrito de Setúbal, a média de temperatura foi de 44.3.ºC, com a estação de Pegões (Montijo) a registar uma temperatura de 43.3ºC.

Apesar dos valores, este não foi o dia mais quente em Setúbal, esse ocorreu a 4 de Agosto de 2018, quando foram registados uns escaldantes 45.5.ºC, no mesmo dia a estação de Pegões registou 46.ºC.

O dia 13 de julho foi o 5.º dia mais quente de que há registo em Portugal em média, considerando ainda o IPMA que «os dias 12, 9 e 8 de julho foram excecionalmente quentes».

Esta quinta-feira, o IPMA coloca ainda sob aviso vermelho os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém e Portalegre, estando sob aviso laranja os distritos de Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja.

Apenas Faro se mantém sob aviso amarelo.

A situação irá melhorar, em termos de calor, mas na sexta-feira ainda se vão manter os avisos vermelhos para os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco e Portalegre, com Setúbal a passar a aviso amarelo.

No sábado, a maior parte do território continental passa para aviso laranja e amarelo e cinco distritos deixam de estar sem avisos: Viana do Castelo, Braga, Porto, Viseu e Faro.


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
Siga-nos no Feedly, carreguem em seguir (follow)


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.