País

Temperaturas altas aumentam novamente o perigo de incêndio alerta Proteção Civil

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) lançou um nota de alerta à população, esta sexta-feira, para o perigo mais elevado de incêndios até segunda-feira, por cause das temperaturas altas previstas e graus de humidade baixos, apelando para comportamentos preventivos.

Via comunicado a Proteção Civil avisa que segundo com a informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), está prevista a continuação do tempo quente e seco até à próxima segunda-feira, dia 1 de agosto, com tempo seco, valores baixos de humidade relativa no interior e na região Sul durante as tardes, e com fraca recuperação noturna nas regiões do interior e no Algarve, mas verifica-se a diminuição da humidade relativa durante a tarde e a noite nos próximos dias.

A ANEPC alerta também para “temperaturas máximas a contribuir para onda de calor, especialmente no interior Norte e Centro” e “vento a predominar de norte/noroeste, por vezes forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas”, uma vez que está prevista uma rotação do vento para este/nordeste, no interior Norte e Centro, com enfraquecimento no litoral oeste. E refere que levando em consideração estas condições atmosféricas, existe “perigo de incêndio rural muito elevado a máximo na maior parte do território”.

A Proteção Civil tem a expetativa que a dificuldade das ações de combate aos incêndios rurais causada pelas condições meteorológicas e pelo estado de secura da vegetação se mantenha durante os próximos dias.

De forma a prevenir novas situações, a ANEPC alerta ainda para a proibição de fazer queimadas nos dias de perigo de incêndio muito elevado ou máximo, tal como a queima de amontoados sem autorização ou comunicação prévia às autoridades, utilizar fogo para cozinhar refeições em todo o espaço rural, a não ser que que seja fora das zonas críticas e em locais devidamente autorizados.

Nos dias em que o perigo de incêndio está no nível Máximo ou Muito Elevado é proibido fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas, lançar balões de mecha acesa e foguetes e uso de fogo-de-artifício só é permitido com a devida autorização da câmara municipal.

É igualmente proibido usar maquinaria como motor roçadoras, corta-matos e destroçadores e deve-se evitar o uso de grades de discos.

“A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, de acordo com a legislação em vigor, e tendo especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período”, pode ler-se no comunicado.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *