AgendaCulturaSesimbra

Teatro inclusivo assinala Dia Internacional da Deficiência em Sesimbra

Ao longo de dois meses cerca de 80 crianças e jovens dos cinco agrupamentos de escolas do concelho de Sesimbra juntaram-se para preparar uma peça de teatro, entre outubro e novembro e que vai ser apresentado a 30 de novembro, terça-feira, às 21h00, e a 1 de dezembro, quarta-feira, às 16h00.

‘Showman’, que será apresentada no Cineteatro Municipal João Mota, é muito mais do que apenas um espetáculo.

A magia desta peça, que assinala o Dia Internacional de Pessoa com Deficiência, está no percurso feito até chegar a palco, entre outubro e novembro, onde os agora «atores» partilharam sorrisos, dúvidas, afetos, dificuldades e alegrias, numa experiência que permitiu sentir que todos são especiais, independentemente da sua condição.

Todos os anos, para preparar este espetáculo comemorativo, são convidados alunos com e sem necessidades educativas especiais das escolas do concelho, que participam com igual dedicação, e cujo resultado é um momento de inclusão.

Este ano a apresentação, inspirada no filme The Greatest Showman, resulta da oficina de Teatro Inclusivo realizada pelos agrupamentos escolares e Centro de Recursos para a Inclusão da Cercizimbra, com dinamização da associação PIPA – Projeto de Inclusão pela Arte, financiado através do projeto Sesimbra.INCLUI, ao abrigo da candidatura apresentada pela Câmara Municipal ao programa Portugal 2020.

O bilhete tem um preço de 3 euros e o valor angariado reverte para a Cercizimbra.

As comemorações do Dia Internacional da Deficiência em 2021 incluem ainda a preparação de uma exposição fotográfica itinerante, que vai permitir divulgar em 2022 o trabalho desenvolvido ao longo dos dois meses da oficina de teatro e nos espetáculos agora apresentados no Cineteatro Municipal.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *