Economia

Taxas Euribor atingem novos máximos desde 2009

As taxas Euribor subiram esta segunda-feira para novos máximos desde o início de 2009 a três, seis e 12 meses.

A Euribor a três meses, que entrou em 14 de Julho em terreno positivo pela primeira vez desde Abril de 2015, subiu para 1,954%, mais 0,032 pontos, um novo máximo desde Fevereiro de 2009, enquanto a taxa a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação e que entrou em terreno positivo em 6 de Junho, aumentou para 2,436%, mais 0,062 pontos, um novo máximo desde Janeiro de 2009. Já a taxa a 12 meses avançou para os 2,892%, mais 0,032 pontos do que na sexta-feira e um novo máximo desde Janeiro de 2009.

Recorde-se que as Euribor começaram a subir mais significativamente desde 4 de Fevereiro, depois de o Banco Central Europeu (BCE) ter admitido que poderia subir as taxas de juro directoras este ano devido ao aumento da inflação na zona euro e a tendência foi reforçada com o início da invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de Fevereiro.

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *