Atualidade

Tabaco causa 20% das mortes por doença cardiovascular

Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que cerca 20% das mortes por doenças cardiovasculares são causadas pelo tabaco.

publicidade

Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que cerca 20% das mortes por doenças cardiovasculares são causadas pelo tabaco, ou seja, morrem cerca de 1.9 milhões pessoas por este motivo.

Nesta pesquisa participaram também a Federação Mundial do Coração e a universidade australiana de Newcastle, e pode concluir-se que o tabaco é responsável por uma em cada cinco mortes por doença cardiovascular.

“Fumar só alguns cigarros por dia, fazê-lo ocasionalmente ou até a exposição passiva ao fumo aumentam o risco de doenças cardiovasculares”, acrescenta a OMS em comunicado, referindo também que deixar de fumar permite reduzir o risco em cerca de 50%, ao final de um ano.

“Os governos têm uma responsabilidade de proteger a saúde das pessoas e ajudar a reverter a epidemia do tabaco. Tornar as nossas comunidades livres do tabagismo reduz o número de internamentos hospitalares relacionadas ao tabaco, algo que é mais importante do que nunca no contexto da atual pandemia”, sublinhou Vinayak Prasad, chefe da organização Unidade Sem Tabaco.

Recorde-se que os principais constituintes de um cigarro são:

Nicotina, monóxido de carbono, alcatrão, benzeno, arsénico, cádmio, metano e amónia. Além disso, contém substâncias radioativas (polónio 210), chumbo e níquel.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui