Saúde

Surto de micose em cabeleireiros

Um grupo de dermatologistas espanhóis detectaram dezenas de infecções no couro cabeludo causadas por fungos, sobretudo na população masculina adolescente, escreve o jornal El País, que cita Jorge Romaní, dermatologista do Hospital de Granollers, em Barcelona.

“É uma infecção prevalente, principalmente nos países em desenvolvimento”, refere o clínico, segundo o qual a doença pode ser transmitida de pessoa para pessoa por contacto directo com pessoa infectada ou por contacto indirecto com superfícies ou utensílios que possam conter esporos do fungo.

“Os dermatófitos alimentam-se da pele e, se não tiverem como invadir, morrem. Mas os esporos podem persistir por dias. A nossa suspeita é que o surto ocorreu em cabeleireiros devido a maus hábitos de higiene, mas não sabemos ao certo. Isso vai depender da investigação dos serviços públicos de saúde”, sublinha Jorge Romaní.

O referido fungo pode ser contraído também pelo contacto com um animal de estimação, como um hamster ou coelho infetado.

Segundo a investigação, o surto está associado a cabeleireiros e, dos 107 casos notificados, 106 são homens com lesões na região do pescoço.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *