Covid-19InsólitoMundo

Suíça permite esquiar em estâncias mas proíbe cânticos de Natal

Que nada será igual este Natal, já todos sabemos, no entanto há países que estão a implementar medidas de restrição que, no mínimo, podem deixar alguns de ‘boca aberta’.

Na Suíça as estâncias de esqui vão estar abertas durante as férias de Natal, embora com medidas de proteção mais rígidas, mas proibiu que se cante em público.

«Cantar, seja em ambientes fechados ou ao ar livre, não é permitido, exceto em ambiente familiar ou escolas», anunciou o governo.

«Esta proibição abrange coros e congregações em serviços religiosos e algumas celebrações de Ano Novo», embora coros e cantores profissionais estejam isentos.

Em relação à abertura das estâncias de esqui, esta não tem o consenso entre os países, com receio de que os desportos de inverno possam ajudar a disseminação do Covid-19, como é o caso da Alemanha, França e Itália, que pressionaram para que seja proibido o turismo de esqui em toda a União Europeia até ao início de janeiro, mas a Suíça não faz parte da UE.

E por isso o governo do país alpino já anunciou que as estâncias vão abrir mas essa abertura implica planos de proteção rígidos e limites de ocupação com o objetivo de evitar a propagação do vírus em áreas turísticas, sem limite de capacidade nas pistas, mas os comboios e teleféricos podem ocupar apenas dois terços da capacidade, além de que o distanciamento físico deve ser sempre mantido.

Os restaurantes nas áreas de esqui podem estar abertos, mas os clientes só vão poder entrar quando a mesa estiver livre.

A Suíça anunciou ainda limites de capacidade em lojas maiores, rastreamento de contactos para grupos que jantam em restaurantes e recomendou um reforço do teletrabalho durante o período festivo.

Na Suíça, os casos de Covid-19 aumentaram no início de outubro com a chegada da segunda onda, o que levou o governo a impor restrições. Contudo, o número de novos casos diários tem caído desde que atingiu o pico no final de outubro.

A partir de 14 de dezembro, a Suíça vai impor quarentena obrigatória durante 10 dias para pessoas vindas de Portugal, Estados Unidos, Polónia e Sérvia, além de certas regiões da vizinha Itália e Áustria.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *