Montijo

Subdirector da Cadeia do Montijo demitido por desvio de dinheiro

Esta segunda-feira, o subdiretor e também tesoureiro da cadeia do Montijo foi demitido dos cargos que ocupava, em sequência de um processo disciplinar que lhe foi movido por suspeitas de desvio de cerca de 50 mil euros do fundo que geria as retribuições monetárias do trabalho dos reclusos.

A notícia é avançada pelo Correio da Manhã, que em Fevereiro havia noticiado que a infração foi detetada pela própria diretora da prisão, Hermínia Pacheco. O até aqui responsável pelas contas da cadeia do Montijo, arranjou forma de aceder à conta corrente onde era depositado o dinheiro pago aos reclusos, desviando dezenas de milhares de euros.

Este acto foi alvo de uma queixa-crime ao Ministério Público, e à abertura de um processo disciplinar, mas segundo Jorge Alves, presidente do Sindicato Nacional da Guarda Prisional, este procedimento interno esteve nove meses sem resolução.

Durante esse período, o visado esteve impedido de instruir processos disciplinares (incumbência que normalmente é atribuída aos subdiretores das cadeias), ficando cerca de uma centena de processos por resolver, incluindo vários de agressões a guardas prisionais.

Hermínia Pacheco, diretora da prisão do Montijo, é uma dos cerca de 200 responsáveis dos Serviços Prisionais que esta terça-feira serão empossados pela Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em novos cargos, numa cerimónia a realizar junto à cadeia de Sintra. Será a nova subdiretora da cadeia de alta segurança de Monsanto, em Lisboa.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *