EducaçãoPaís

STOP convoca nova greve dos professores para final de abril

Foi convocado pelo Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (Stop) quatro dias de greve, entre 24 e 28 de abril, contra o novo regime de concursos e para voltar a insistir na recuperação de todo o tempo de serviço. Informações avançadas pela agência Lusa.

“Ficou decidido, com as comissões de greve, suspender (a greve por tempo indeterminado) a 16 de abril, mas também ficaram em aberto, porque as negociações continuam, novas formas de luta que fossem necessárias”, declarou hoje à agência Lusa Carla Piedade, da direção do Stop.

A dirigente sindical afirma que “os profissionais continuam a demonstrar o seu empenho por esta luta pela defesa da escola pública, contra o regime de concursos e pela devolução do tempo de serviço, que ainda não aconteceu”, disse a dirigente sindical.

O regime de gestão e recrutamento de docentes mencionado, foi aprovado em março, depois de vários meses de negociação sem acordo, de momento está a decorrer o processo negocial com o Ministério da Educação sobre a correção de assimetrias decorrentes do congelamento da carreira.

As medidas propostas pelo executivo têm impacto na progressão na carreira dos professores em funções desde 30 de agosto de 2005, docentes estes que passaram pelos dois períodos de congelamento do tempo de serviço, mas que são consideradas insuficientes pelas organizações sindicais, que não abdicam dos seis anos, seis meses e 23 dias de tempo de serviço por recuperar.

Carla Piedade sublinha ainda que “a greve está sempre em cima da mesa. O Stop mantém total disponibilidade para a negociação com o Ministério da Educação, mas não abdica, nem pode abdicar, de manter a luta, que continua há meses, tendo em conta a falta de soluções para as nossas reivindicações”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *