Sines

Start Campus iniciou construção do Sines 4.0 com primeiro edifício do mega projecto

A Start Campus, empresa responsável pelo desenvolvimento do mega centro de dados SINES 4.0, anunciou que foram iniciadas, esta terça-feira, as obras da primeira fase do projeto NEST – New & Emerging Sustainable Technologies, que terá um investimento de 130 milhões de euros e conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2023.

Com este mega centro de dados, a empresa prevê a criação de 70 a 100 novos postos de trabalho diretos em Sines e estima que, durante este ano, sejam igualmente criados 400 postos de trabalho indiretos.

«O SINES 4.0 começa agora a ser implementado no terreno e isso é um marco importante para este projeto» refere Afonso Salema, CEO da Start Campus, citado em comunicado.

«Este investimento responde a duas tendências que se confirmaram nos últimos anos: transformação digital e sustentabilidade.

Queremos fazer a diferença com o que estamos a criar, gerando postos de trabalho qualificados e atraindo mais investimento com impacto positivo para a comunidade em Sines.»

Segundo o responsável «existe uma enorme procura, a nível internacional, de centros de dados por parte dos hyperscalers. O mercado internacional está em rápido desenvolvimento e o momento de pandemia veio acelerar e até confirmar tendências como o teletrabalho, consumo de serviços streaming, cloud computing, social media, entre outros.»

O NEST, o primeiro edifício do mega centro de dados, terá um total de 5 mil metros quadrados, capacidade para 15 MW e será um modelo mais pequeno dos restantes edifícios. “O edifício terá disponibilidade para um a seis clientes (seis salas de 2,5 MW) e contará com energia verde e refrigeração sustentável, para além de serviços de suporte”, descreve a Start Campus.

Esta primeira fase do projeto representa um investimento de 130 milhões de euros — desde o ano passado já foram investidos no projeto 20 milhões –, a primeira parcela de um investimento global estimado em 3,5 mil milhões de euros até 2027.

O NEST insere-se no projeto SINES 4.0, um dos maiores data centers europeus. Composto por 9 edifícios (NEST com 15MW e mais 8 edifícios com 60 MW de capacidade cada), o data center será 100% verde e quando estiver terminado, em 2027, terá 495 MW de capacidade total, localizado na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), nos terrenos contíguos à recentemente encerrada Central Termoelétrica a Carvão de Sines.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *