Montijo

STAL exige medidas de proteção ao município do Montijo

O STAL acusa o executivo da Câmara Municipal do Montijo de colocar «um muro ao diálogo e à procura de soluções porque sabe o que está a fazer».

Em causa estão, segundo o sindicato, os trabalhadores dos Espaços Verdes da Câmara Municipal do Montijo que «estão ainda hoje, apesar de todos os Decretos de Lei, apesar de todos os apelos da Direcção Geral de Saúde, a trabalhar a 100%, sem que tenha sido feito levantamento de doenças crónicas para agir em conformidade, sem que os trabalhadores sejam divididos para que os espaços comuns, nomeadamente o balneário, sejam desanuviados para diminuir a possibilidade de contágio».

Segundo o STAL, já foram enviados três ofícios «1. Com as exigências do STAL para que se salvaguardem os trabalhadores, as suas famílias, o serviço público e a contenção da pandemia;2. Outro com as questões que aqui denunciamos; 3. Para reencaminhamento para o Sr. Presidente a pedido do seu gabinete e com um upgrade de informação.

O STAL já tentou todas as abordagens possíveis ao diálogo para que a situação se resolva mas o Executivo da Câmara Municipal do Montijo faz questão de não dialogar e de nos obrigar a utilizar meios de denúncia que são o único instrumento que nesta altura os trabalhadores têm para fazer prevalecer a sua saúde e das suas famílias, o serviço público e a contenção desta pandemia.»

Outra acusação que o STAL aponta ao executivo socialista é o facto de «estamos a falar   de   um   sector   com   um   caso   recente   de   diagnóstico   de tuberculose e que até hoje nenhuma medida foi tomada no contacto com os trabalhadores que em número significativo acusaram positivo neste teste. Aguardamos resposta.»

O STAL exige: «1. A redução a pelo menos 50% dos efectivos deste sector, colocando os restantes em casa e alternando no mínimo de 15 em 15 dias; 2. O levantamento das doenças e a tomada de medidas previstas no Decreto de Lei2A/2020 de 20 de Março;3. O fornecimento diários dos EPIs, luvas, máscara, óculos e tivek quando necessário e em todos os sectores a funcionar.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *