Atualidade

SOS Racismo repudia petição para expulsão de Mamadou Ba e apela a uma ‘sociedade democrática’

A organização SOS Racismo emitiu um comunicado no qual repudia as «petições que solicitam a expulsão de Mamadou Ba do país», que surgiram depois do activista ter publicado comentários nos quais criticava o Ten. Cor. Marcelino da Mata e as entidades e partidos políticos que defendiam um ‘funeral de Estado’.

Para o SOS Racismo «as posições do ativista antirracista Mamadou Ba, assentes no pleno exercício de uma democracia plural, têm sido alvo frequente de ataques que excedem o contraditório legítimo, para se instalarem no insulto, no ataque difamatório quando não da ameaça pessoal» e «recentemente, esta escalada de ódio e de intolerância conheceu um novo grau».

Considerando que «a opinião nem sequer está isolada (várias pessoas e instituições condenaram os louvores a Marcelino da Mata), Mamadou Ba esteve no centro de várias petições solicitando a sua expulsão do país, uma delas com cerca de 20 mil assinaturas» o organismo frisa que «mesmo que a validade legal das referidas petições seja nula, a sua repercussão no espaço público e a sua projeção nas redes sociais e media merece-nos a maior preocupação».

Numa análise ao ocorrido, observam que estas petições revelam «a permeabilidade do espaço público não apenas à calúnia e ao impropério mas, principalmente, à mensagem que vê a deportação como punição adequada para uma espécie de delito de opinião; o magnetismo exercido em certas instituições e partidos, dos mais recentes a alguns que se reclamam cofundadores da Democracia portuguesa, pelo ímpeto racista, pelo discurso do

ódio, pela fúria nacionalista; o modo como este tipo de petições colhe rápida e expressiva aceitação, entre as mesmas pessoas que se revoltam ante a acusação de racismo.»

Por estes motivos, o SOS Racismo «repudia o conteúdo das referidas petições, apelando a que outras pessoas e instituições se solidarizem, no zelo necessário para com uma sociedade democrática, plural e crítica».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *