Atualidade

Solstício de Inverno, Estrela de Belém e… fim do mundo?

Nem é preciso falar do quanto tem sido estranho este ano de 2020, e para ‘coroar’ um pouco esta situação, vamos estar neste Solstício de Inverno perante um fenómeno que não ocorria desde há quase 800 anos, e .

A acrescentar a tudo isto, alegadamente, o calendário Maia aponta também para este dia 21 de Dezembro como sendo o fim do mundo.

Mas vamos por partes.

O Solstício de Inverno ocorre, como todos os anos, no dia 21 de dezembro às 10h02, marcando o início da estação no hemisfério norte (a mais fria apesar da Terra vir a estar o mais perto do sol a 2 de janeiro).

O Sol neste dia de Solstício estará o mais baixo possível no céu em Lisboa e aquando da sua passagem meridiana atingirá a altura mínima, levando a que este seja o dia mais curto do ano.

O nascer do Sol terá lugar às 07h51 e vai pôr às 17h18 em Lisboa, tendo este dia a duração de 9 horas, 27 minutos e 4 segundos.

Depois, teremos amanhã o momento mais visível de um fenómeno que não acontecia desde o distante ano de 1623.

Júpiter e Saturno formam um fenómeno no céu a que chamou «planeta duplo», ou seja, quando os dois planetas se tornam num só e que é conhecido como ‘Estrela de Belém’ porque o alinhamento dos dois planetas é visível sob forma de um grande ponto brilhante no céu.

Por último, o pastor Paul Begley, um evangelista cristão, anunciou que o mundo vai acabar este ano, precisamente a… 21 de dezembro de 2020.

Para esta ‘previsão’, Paul Begley está a basear-se no calendário Maia. Já agora, o mesmo calendário que ‘previa’ o fim do mundo para o dia 21 de Dezembro de 2012 e depois para 21 de Junho de 2020.

O pastor evangélico defende que «os maias estão a reorganizar-se e dizem que isto certamente pode ser o fim do mundo como o conhecemos».

Mas não se assuste porque teorias do fim do mundo são tão previsíveis como o próprio Solstício ou o Equinócio e teremos sempre de viver com elas.

Em 2019, David Montaigne, norte-americano, historiador e autor de livros de profecias, previa esse fim para o dia 28 de dezembro. ‘Apenas’ a sua quarta previsão para o fim do mundo.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *