País

SOLIDARIEDADE – ‘Passeio da Memória’ em cinco concelhos do distrito de Setúbal

O Passeio da Memória é o grande evento anual da Alzheimer Portugal, que assinala o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. Consiste numa caminhada solidária, revertendo os fundos das inscrições na íntegra para a Alzheimer Portugal.

Este passeio tem como objetivos informar e consciencializar para a importância de reduzir o risco de desenvolver demência, para os sinais de alerta da Doença de Alzheimer e, sobretudo, para a importância do diagnóstico atempado.

A iniciativa chegou a Portugal em 2011 e centenas de pessoas caminharam 6 Km naquele que foi o primeiro Passeio da Memória, que teve lugar em Oeiras. Desde essa data, outros sete passeios se realizaram, acrescentando a cada ano mais concelhos.

Em 2017, 19 cidades acolheram o Passeio da Memória: Alcochete, Aveiro, Barreiro, Beja, Braga, Cabeceiras de Basto, Campo Maior, Lagos, Matosinhos, Oeiras, Penafiel, Pombal, Portimão, Póvoa de Varzim, Resende, Tavira, Viana do Castelo, Vila do Conde e Viseu.

Na edição de 2018, comemorativa do 30º Aniversário da Alzheimer Portugal, a caminhada vai ter lugar em 67 locais de Norte a Sul de Portugal, incluindo os arquipélagos dos Açores e da Madeira. Em alguns locais, o Passeio da Memória terá ainda a vertente corrida ou peddy-papper.

Com esta iniciativa, que conta com o apoio dos municípios, a Associação ambiciona desenvolver um conjunto de ações locais que permitam chegar à população em vários momentos ao longo do ano. 50% do valor angariado em cada local será utilizado para a realização de ações que contribuirão para o grande propósito de aumentar os conhecimentos sobre a demência, tais como como ações de informação ou atividades formativas.

Calendário para o distrito de Setúbal

Montijo – 21 de setembro, às 9h00

Sesimbra – 22 de setembro, às 9h00

Setúbal – 22 de setembro, às 9h30

Barreiro – 23 de setembro, às 9h00

Alcochete – 29 de setembro, às 10h00


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *