Opinião

Socorro, sou mãe de um adolescente!!

Prof.ª Doutora Thaysa Viegas, Diretora Clínica da Maria Vinagre, Clínica de Empoderamento do Agridoce da Vida

Ter filhos adolescentes representa, para a maioria das pessoas, um desafio! Para alguns, uma ligeira brisa, para outros, uma verdadeira tempestade!

A adolescência tem como principal tarefa a construção de identidade, que acontece por movimentos de identificação e de afastamento relativamente às figuras de vinculação. Para além do desenvolvimento psicológico e emocional, é também um período de intenso crescimento físico e hormonal. O humor de um adolescente sofre diversas oscilações, em um carrossel de emoções!

Para os pais, a adolescência dos filhos, implica também um processo de luto, relativamente a quem outrora seria uma criança comunicativa e carinhosa e agora se refugia no quarto, evita o contacto físico e grunhe algumas palavras.

Sim, ter filhos adolescentes pode ser um verdadeiro suplício, do género: Mas quando é que isto acaba?!

Na realidade, as alterações emocionais e de comportamento dos adolescentes escondem a incerteza de quem se procura e ainda não se encontrou. De quem se olha no espelho e ainda não se reconhece e que, tantas vezes, sentirá o Outro e o Mundo como assustadores.

Sim, pode não ser nada fácil! Mas, coloque-se na pele do seu filho adolescente e verá que para ele, será, ainda mais, assustador!

Respeite o seu espaço, sem deixar que este se perca na escuridão do seu quarto! Continue a falar de amor, mesmo quando recebe um revirar de olhos como resposta! Não desista de lhe roubar um abraço envergonhado! Sente-se ao seu lado para ouvir aquela música que lhe parece uma tortura e mostre interesse em conhecer mais!

Respeite a individualidade do seu filho! A sua personalidade e, quiçá, as escolhas tão diferentes das suas!

Segure, sempre, o fio invisível que permite que os filhos voem! Lembre-se, eles não são nossos, são do Amor e da Liberdade!


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *