Rubrica

Sobre traição intrafamiliar

A lealdade será um dos valores mais citados pelas famílias portugueses e, paradoxalmente, um dos que maior sofrimento trará, associado à expetativa gorada da mesma.

Em psicoterapia, individual e familiar, é frequente o sentimento de traição e de ser incompreendido pela família de origem, nomeadamente os pais. Estes, por vezes, projetam nos filhos a concretização da vida que não viveram e aprisionam os mesmos numa teia invisível de lealdades que lhes limita a construção da identidade, da individualidade, a autoestima e a autoconfiança. Tal será mais frequente na adolescência.

Já na idade adulta, podem surgir outro tipo de situações que originam um sentimento de abandono, nomeadamente perante escolhas que podem ser dissonantes do que o sistema familiar projeta como certo. Este sentimento também surgirá amiúde perante o envolvimento em situações de conflito, nas quais a pessoa daria como certo que poderia contar com o apoio dos seus familiares mais próximos.

A prática clínica mostra-me que, por vezes, as maiores desilusões surgem nas relações dentro da família, sendo difícil recuperar de um sentimento de quebra de confiança e de desrespeito pelo direito à individualidade.

A terapia familiar pode ser uma ferramenta útil na construção de uma nova narrativa e no desenvolvimento de recursos internos para lidar com estes sentimentos. Uma boa rede social, nomeadamente de amigos próximos constituirá também um fator de proteção.

O importante será que as suas escolhas sejam conscientes e tenham por base uma boa dose de autoconhecimento e de autoestima!


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *