DestaquePaís

SNMMP vai manter a greve por ‘tempo indeterminado’

A convite do Ministro das Infraestruturas de Portugal, Pedro Santos, teve lugar uma reunião que durou cerca de dez horas com o presidente do Sindicato dos Motoristas de Matérias Perigosas, Francisco São Bento e Pedro Pardal Henriques, porta-voz do sindicato e representantes do ministério das Infraestruturas e do ministério do Emprego.

Em discussão esteve a questão das horas extraordinárias mas não houve acordo, segundo comunicou esta madrugada o porta-voz do SNMMP, o que foi depois confirmado pela Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (Antram) e pelo ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

“Trabalhámos em conjunto com o senhor ministro uma proposta que seria razoável para desbloquear a situação. A Antram rejeitou a proposta e a greve mantém-se”, afirmou à agência Lusa Pedro Pardal Henriques, no final da reunião.

O SNMMP não aceitou a mesma proposta que a ANTRAM tinha oferecido à Fectrans Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações e ao Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias, alegando que “não podemos concordar com aquilo que não entendemos ser um bom acordo”.

Já o porta-voz da Antram, André Matias de Almeida, considerou que a proposta que o sindicato apresentou ao Governo é “incomportável para as empresas” e discriminatória para os associados dos outros sindicatos do setor.

O SNMMP suspendeu a greve esta sexta-feira, por considerar que com a nomeação por parte do Governo de um moderador para dar início às negociações com a ANTRAM – Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias, estão criadas as condições necessárias para todas as partes se sentarem à mesa.

O SNMMP vai realizar um plenário com os trabalhadores este domingo, em Aveiras de Cima. Também o Sindicato Independente de Motoristas de Mercadorias marcou um plenário para este sábado, em Viseu, para debater a situação pós-greve e dar esclarecimentos sobre a desconvocação desta.

Por sua vez a Fectrans, que não aderiu à greve e concordou desde o início com as negociações com a ANTRAM, vai realizar várias sessões de esclarecimento com os motoristas no dia 24 de Agosto, entre elas uma em Setúbal, às 16h00, na União de Sindicatos de Setúbal.

Caso a greve seja desconvocada para que tenha lugar nova greve, os sindicatos terão de apresentar um novo pré-aviso de greve com dez dias de antecedência.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *