AlmadaAtualidade

SMZS considera que ataque informático ao Garcia de Orta demonstra vulnerabilidade do SNS

A direção do Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) alerta para o facto de o ataque informático que foi realizado aos serviços do Hospital Garcia de Orta, Almada, «coloca em risco os cuidados de saúde aos utentes e a segurança dos médicos, havendo uma série de atos que são realizados manualmente, potenciando o erro médico e limitando o acesso a informação imprescindível para o atendimento».

Num comunicado divulgado esta segunda-feira, o SMZS afirma que vai reunir com os médicos do hospital e exige uma resposta rápida e eficaz por parte do Conselho de Administração, dos SPMS e do Ministério da Saúde.

«A impossibilidade de acesso à internet impede a realização de diários clínicos, a parametrização de dados clínicos anteriores, da prescrição eletrónica de medicamentos, a obtenção de baixas médicas ou o pedido de exames de diagnóstico.

Na situação atual, os médicos não conseguem aceder ao processo dos utentes, o que potencia o erro médico. Além disso, a visualização de exames apenas é possível manualmente, sem acesso a uma adequada parametrização dos valores de referência e obrigando a deslocações dentro do hospital. Já houve situações em que a prescrição manual motivou erros.»

O SMZ indica ainda que «o registo de primeiras consultas está a ser efetuado manualmente, sem estar prevista ainda a passagem destes dados para o processo clínico digital dos utentes, e os relatórios são enviados através do telemóvel dos médicos, uma vez que nem todos os faxes se encontram operacionais.

Esta situação tem levado médicos, profissionais de saúde e utentes a um grande sentimento de preocupação, desalento e de insegurança, que se deve à falta de resposta do Conselho de Administração, que se escusa num plano de contingência que simplesmente não dá resposta.

A resolução desta situação deve ser uma prioridade absoluta, mas apenas está prevista a sua resolução parcial no verão e a resolução total no outono – daqui a, pelo menos, quatro meses.»

Para o Sindicato, «num momento em que se têm multiplicado ataques informáticos a várias empresas e organizações, em particular na área da saúde, é urgente que a tutela e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) intervenham no sentido de aumentar a cibersegurança no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A situação é preocupante por mostrar a enorme vulnerabilidade dos sistemas informáticos do SNS.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *