AlmadaJustiçaPaís

SMZS acusa administração do HGO de gerir resposta à COVID-19 de forma ‘autocrática’

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul acusa o Conselho de Administração do Hospital Garcia de Orta de ter dado «mais uma prova de gestão autocrática e antidemocrática, ao demitir, na semana passada, o Diretor do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia por delito de opinião», segundo um comunicado.

Adianta o Sindicato que a demissão ocorreu após o diretor do serviço de Ginecologia e Obstetrícia «ter manifestado o seu desagrado perante a diretriz emanada pelo Diretor Clínico do HGO – que acumula também o cargo de diretor do serviço de Infeciologia de forma ilegal – de internar na mesma enfermaria grávidas com e sem infeção por COVID-19, apesar de existirem vagas em serviços exclusivamente destinados a doentes COVID».

Solidarizando-se com o Diretor demitido, 116 médicos do hospital, entre os quais vários diretores de serviço, escreveram uma carta à Ministra da Saúde.

Para o SMZS com esta atitude «o presidente do CA do HGO evidencia, mais uma vez, o caráter autoritário que já tinha demonstrado enquanto Diretor Executivo do ACES Almada-Seixal» e acusa ainda a gestão da CA durante a pandemia de «desastrosa, com claro prejuízo dos doentes no acesso a cuidados de saúde».

No comunicado o Sindicato enumera os ‘casos’ como «os tempos de Bloco Operatório foram drasticamente reduzidos, nomeadamente para os serviços de Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Neurocirurgia, que têm acesso ao Bloco apenas de 3 em 3 semanas.

Por isso, os doentes oncológicos da Ginecologia (13) e Neurocirurgia (14) continuam a aguardar tempos para ser operados.

A Ortopedia tem 40 doentes com fraturas a aguardar sala operatória. Esta decisão resulta no agravamento das listas de espera para cirurgia e promove o recurso aos hospitais privados através dos cheques-cirurgia.

Durante este período epidémico, também de forma prepotente, os jovens médicos internos da Formação Geral foram obrigados a cumprir horários excessivos e ilegais no serviço de urgência, sem apoio qualificado.»

A urgência do serviço de Pediatria continua também encerrada no período noturno desde novembro de 2019 por falta de médicos.

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul solicita assim a intervenção do Ministério da Saúde e exige «uma lei de gestão democrática, com base na governação clínica e concurso público para os cargos de direção técnica».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *