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SMS de cobrança de dívida em nome da EDP é tentativa de phishing

Depois de, em setembro de 2019, a EDP ter avisado os seus clientes para uma tentativa de fraude por SMS da qual a empresa alertou os clientes através de uma mensagem, eis que voltam as mensagens via telemóvel.

O alerta é dado nas redes sociais para uma mensagem recebida do número +351933080785 no qual o ‘cliente’ é avisado de que vai ser realizada a suspensão do serviço e é enviado uma entidade e referencia para pagamento do valor alegadamente em dívida.

Segundo informação da EDP no seu site «os sms utilizam as entidades 11893, 21423 e 21800, que não pertencem à EDP Comercial» e apresentam valores em dívida no valor de 153,75€, 124€ ou 126€».

Também na secção de apoio ao cliente no site da empresa, é possível ver uma mensagem semelhante: «Alerta: tentativas de fraude em nome da EDP» que esclarece sobre como identificar emails fraudulentos.

«Todos os emails da EDP são enviados a partir do domínio @cliente.edp.pt , @edp.pt ou @edp.com , com a exceção de estudos de mercado, inquéritos de satisfação ou cobrança de dívida feita por entidades externas.

Caso receba um email proveniente de outro domínio, poderá ser indicador de burla. No entanto, é possível mascarar os remetentes dos emails. Como tal, isto não é suficiente para perceber se está perante uma tentativa de fraude”, explica a EDP, apresentando de seguida uma série de passos para ajudar os clientes a evitar possíveis burlas.

Se receber um email fraudulento, não responda à mensagem, não reencaminhe a mensagem e apague a mensagem.»

Mas estas mensagens não são as únicas tentativas de fraude para apanhar os mais incautos e a EDP também informa sobre as mesmas, desde tentativas de fraude telefónica, que incluem as chamadas para solicitação de «pagamento de faturas para evitar a interrupção de fornecimento de energia agendada».

Há depois as tentativas de fraude digital, com o envio de emails a solicitar «o pagamento de um valor em atraso no valor de 39,95€, através de uma entidade e referência multibanco (12223, 23013, 21196 e 20174) nenhuma delas usada pela EDP, e através do endereço de email que não termina em @edp.pt (ex. remetente do email: matt@live.com.pt).

Existe ainda uma mensagem de email que pretende replicar o reembolso de um crédito no valor de 280€ e inclui um link mas ao clicar neste, o cliente iniciará o download e instalação de malware no seu computador (http//edponline/serviço_reembolso).

Outro email falso replicar uma fatura EDP e contém um link (Download Fatura) que remete para o site,​ enquanto se solicita o download de um ficheiro ZIP, e também este email não termina em edp.pt.


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