CulturaMontijo

Smile homenageia as Festas e os Pescadores no Montijo

- publicidade -

O artista português Ivo Santos, conhecido como Smile, deixou a sua marca no Montijo.

O convite partiu do Gabinete da Juventude da autarquia, no âmbito da Semana da Juventude, com um trabalho no Largo Conde Ferreira.

Na inauguração, no dia 1 de junho, o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, afirmou que o mural reflete «uma pluralidade de imagens, o Santo Padroeiro das Festas, a igreja matriz, a faina dos Pescadores, a fauna e flora do rio e, sobretudo, os homens do mar, os nossos pescadores».

Por sua vez, o artista, agradeceu à Câmara Municipal do Montijo, explicou a conceção da obra: «Achei que devia incluir elementos que já foram representados nos Cartazes das Festas de São Pedro, e daí a escolha da cor de fundo vermelho.

O barco de papel em origami tem a ver com a ligação das crianças que são o nosso futuro e, neste tempo, em que a profissão de pescador é cada vez menor é importante que não se perca essa memória.

É a minha forma de homenagear os pescadores», referiu o artista que sublinhou ainda que para além dos elementos fulcrais das Festas, como é exemplo o padroeiro, existe uma «uma linha azul, a que chamo linha da liberdade, porque penso que é assim que os pescadores se devem sentir: livres e a navegar».

Fonte: Câmara Municipal do Montijo


Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui