CulturaMontijo

Smile homenageia as Festas e os Pescadores no Montijo

O artista português Ivo Santos, conhecido como Smile, deixou a sua marca no Montijo.

O convite partiu do Gabinete da Juventude da autarquia, no âmbito da Semana da Juventude, com um trabalho no Largo Conde Ferreira.

Na inauguração, no dia 1 de junho, o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, afirmou que o mural reflete «uma pluralidade de imagens, o Santo Padroeiro das Festas, a igreja matriz, a faina dos Pescadores, a fauna e flora do rio e, sobretudo, os homens do mar, os nossos pescadores».

Por sua vez, o artista, agradeceu à Câmara Municipal do Montijo, explicou a conceção da obra: «Achei que devia incluir elementos que já foram representados nos Cartazes das Festas de São Pedro, e daí a escolha da cor de fundo vermelho.

O barco de papel em origami tem a ver com a ligação das crianças que são o nosso futuro e, neste tempo, em que a profissão de pescador é cada vez menor é importante que não se perca essa memória.

É a minha forma de homenagear os pescadores», referiu o artista que sublinhou ainda que para além dos elementos fulcrais das Festas, como é exemplo o padroeiro, existe uma «uma linha azul, a que chamo linha da liberdade, porque penso que é assim que os pescadores se devem sentir: livres e a navegar».

Fonte: Câmara Municipal do Montijo


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *