CulturaSetúbal

Smile conclui nova pintura em túnel na estrada da Arrábida

publicidade

Aspetos da fauna e da flora da Arrábida, interligados num cruzamento entre o natural e o urbano, inspiram a mais recente intervenção artística de Smile num dos túneis da estrada de acesso às praias de Setúbal.

O melro-azul, a coruja-das-torres, o falcão-peregrino, a raposa e o toirão são alguns dos animais representativos da biodiversidade da Arrábida e retratados no mural de arte urbana que embeleza mais um dos túneis da Estrada Nacional 10-4, de acesso às zonas balneares de Setúbal, este localizado nas proximidades da Praia de Galapos.

O verde, o azul e o laranja são algumas das cores que marcam este novo trabalho da autoria de Smile, nome artístico de Ivo Santos, pintado ao longo de cerca de três semanas numa tela de betão com uma extensão de cerca de 70 metros de comprimento e com mais de cinco metros de altura.

O novo mural, marcado pelos estilos realista e ultrarrealista, característicos nas criações deste artista de arte urbana, também contempla a flora da Arrábida, com folhas de alfarrobeira a envolverem os animais. “É uma abordagem entre o humano e o natural, entre a natureza e o urbano”, revela Ivo Santos.

Mais do que o embelezamento, as criações de Smile também comunicam. “Em todos os trabalhos procuro passar uma mensagem”, afirma, para depois avançar com a explicação sobre as linhas cor de laranja que atravessam o mural. “Representam os caminhos da vida, neste caso dos animais.”

Esta é a terceira pintura de Ivo Santos em túneis da estrada de acesso às praias da Arrábida, trabalhos encomendados pela Câmara Municipal de Setúbal para reforço da atratividade turística daquela área.

A primeira intervenção foi realizada no verão do ano passado, no Túnel da Figueirinha, na qual desenhou o fundo do mar, com a representação de várias espécies do mundo subaquático e em setembro de 2019, seguiu-se o painel intitulado “Vive a Arrábida”, com desportos que podem ser praticados na e a partir da serra.

Fonte: Câmara Municipal de Setúbal

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui