AtualidadePolítica

Lusa designa deputada do PS como ‘preta’ e gera onda de indignação

- publicidade -

Serão muito poucos os jornais que não recorrem às notícias da Agência Lusa, mas muitas vezes, e por confiança no que ali é publicado, além da necessidade de rapidez com que a informação online vive, nem sempre os textos são revistos, passando-se por um ‘copy-past’ veloz.

E foi o que aconteceu com uma notícia divulgada pela Lusa, e replicada em vários jornais online como o Expresso e o Observador, acerca da constituição da Comissão Parlamentar da revisão constitucional, na qual a deputada Romualda Fernandes, do PS, está identificada com o adjectivo «Preta» a seguir ao seu nome.

Após a denúncia da situação feita pela direção do Grupo Parlamentar do PS, que apresentou um «veemente repúdio» pela forma «absolutamente inqualificável» como a deputada socialista era identificada, a Lusa corrigiu a notícia e emitiu uma nota na qual «lamenta profundamente o erro que identifica deputada de modo inaceitável, contra todas as regras éticas e profissionais».

A Direção de Informação da Lusa acrescenta que vai «proceder a uma investigação sobre o que aconteceu» e apresenta «as suas desculpas à deputada, ao Partido Socialista e a todos os clientes e leitores».

As reações não se fizeram esperar, como da parte da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, que frisou que «comportamentos racistas não podem ficar impunes e a responsabilidade dos meios de comunicação social tem de ser uma garantia da democracia».

Também a UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta considera como «inqualificável e vergonhosa a forma como a deputada Romualda Fernandes foi identificada pela LUSA, numa lista de deputados/as que integrará eventual comissão de revisão constitucional. Um inequívoco acto racista que repudiamos. Toda a nossa solidariedade com Romualda Fernandes».

O editor da secção de Política da Agência de notícias Lusa, José Pedro Santos, apresentou a demissão nesta quinta-feira à noite, que foi aceite pela direção da Agência.


Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui