Economia

SITE acusa Autoeuropa de ‘contraproposta vergonhosa’ a reivindicações

 O SITE-Sul, Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul, acusou a Autoeuropa de apresentar «uma contraproposta vergonhosa», com redução de rendimentos e regalias, em resposta às reivindicações dos trabalhadores.

«Num ano em que a própria administração através do diretor geral, pela comunicação social considerou 2020 como o terceiro melhor ano de sempre da Volkswagen Autoeuropa, apresenta agora uma contraproposta às reivindicações dos trabalhadores no mínimo vergonhosa», refere um comunicado do sindicato.

A Comissão de Trabalhadores (CT) da Autoeuropa também rejeitou as propostas apresentadas pela administração da fábrica de automóveis de Palmela, no distrito de Setúbal, mas o SITE-Sul considera que esta tomada de posição da administração sobre salários, direitos e condições de trabalho, constituiu «uma afronta e um ataque aos trabalhadores sem precedentes nos últimos anos».

Segundo o sindicato e a CT da Autoeuropa, a administração da Autoeuropa propõe um acordo a três anos sem aumento salarial no primeiro ano e com aumento à taxa de inflação nos anos seguintes. 

A empresa terá também proposto, entre outras alterações, a conversão de alguns rendimentos em banco horas, designadamente a compensação de fim-de-semana em laboração continua, 50% do prémio de objetivos e descanso compensatório do trabalho suplementar. 

O comunicado indica ainda que está marcada para dia 21 de abril uma reunião com a administração da empresa e apela à união e à firmeza dos trabalhadores na defesa dos seus direitos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *