Atualidade

Sistema de Alerta Precoce de Sismos vai ser instalado no Algarve

Um Sistema de Alerta Precoce de Sismos, incluindo os gerados no Atlântico, vai ser instalado no Algarve, com os primeiros quatro sismómetros do país enterrados, a 30 metros de profundidade, num projeto da Universidade de Évora.

Trata-se de «um sistema precoce para detetar os sismos» e, caso estes tenham magnitude suficiente, “os tsunamis” que possam originar, precisou hoje à agência Lusa Mourad Bezzeghoud, professor do Departamento de Física e investigador no Instituto de Ciências da Terra (ICT) da Universidade de Évora (UÉ).

O projeto designa-se Earthquake Early Warning System (EEWS, em inglês, ou seja, Sistema de Alerta Precoce de Sismos, em português) e serve para “complementar e reforçar” a rede nacional de monitorização sísmica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), disse o investigador envolvido na iniciativa.

Em comunicado divulgado hoje, a UÉ revelou estar a “capacitar a rede nacional de monitorização sísmica”, através da instalação do EEWS, que permite o alerta precoce dos sismos, “incluindo os gerados na região Atlântica adjacente ao território português”.

“Este sistema de alerta é fundamental não só para Portugal, mas também para a Europa”, frisou a academia alentejana.

O objetivo do sistema a implementar, segundo Mourad Bezzeghoud, citado pela UÉ, passa por “detetar os sismos e determinar algumas das suas características”, como a localização e magnitude, “antes que os efeitos dos fortes sismos atinjam áreas críticas”, permitindo, assim, às autoridades avançarem com “medidas de proteção”.

Mourad Bezzeghoud explicou à Lusa que a rede sísmica nacional, da competência do IPMA, é constituída por “sismómetros de superfície” e que os quatro que fazem parte do EEWS, a instalar “na zona de Sagres”, no Barlavento algarvio, “são os primeiros a ser instalados em profundidade em Portugal”, enterrados “a 30 metros”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *