CulturaDistrito de Lisboa

Sintra | Câmara organiza o II Ciclo de Órgão

A Câmara Municipal de Sintra irá organizar o II Ciclo de Órgão, com o tema “Os Sons do Divino”, nas Igrejas de São Martinho e de Nossa Senhora da Misericórdia, em Belas. O evento acontecerá de 28 de abril a 14 de maio e a entrada será gratuita para todos os concertos.

De acordo com o município, o objetivo do evento é levar o público a redescobrir os sons de Sintra do final do século XVIII, valorizando e promovendo a descentralização de eventos culturais, enquanto apresenta importantes músicos nacionais que interpretam um programa pensado para cada um dos locais.

O concerto de abertura será realizado na Igreja de São Martinho, com o órgão como único instrumento em destaque, em 28 de abril, às 21h00. O programa será preenchido com obras de compositores portugueses e italianos dos séculos XVII e XVIII, com interpretação de Rui Paiva, um dos principais organistas portugueses da atualidade.

Outros concertos incluem “Herança” em 30 de abril, às 18h00, na Igreja de São Martinho, que apresentará grandes mestres do polifonismo nacional, como Morago e Cardoso, bem como alguns compositores menos conhecidos como Miguel Amaral e Vaz Rego. Em 5 de maio, às 21h00, a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia, em Belas, receberá o concerto “Maria Quam Pulchra Es – Música Mariana seiscentista do Norte de Itália”, constituído inteiramente por música de evocação mariana. “De Salzburgo a Lisboa” propõe um itinerário musical passando por diversos países, no dia 12 de maio, às 21h00, na Igreja de São Martinho.

O Ciclo termina em ambiente festivo com o concerto de encerramento em 14 de maio, às 18h00, com o órgão da Igreja de São Martinho em destaque como instrumento solista.

As obras apresentadas irão realçar todas as potencialidades tímbricas do histórico órgão Fontanes, desde o estilo barroco de Seixas e Händel até o galante Christian Bach, com o organista sintrense Sérgio Silva como solista.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *