Distrito de LisboaPolítica

Sintra avança com grande pacote de medidas para combater a crise social no município

Na ultima terça-feira, dia 25 de outubro, a Câmara Municipal de Sintra um pacote de medidas anticrise para permitir o apoio imediato às famílias de Sintra mais carenciadas.

De acordo com o que foi dito pelo Presidente da Autarquia de Sintra, Basílio Horta, este apoio está faseado em duas partes, sendo que a primeira fase é do programa “Zero Carências Alimentares”.

“Com este programa de apoio vamos criar as condições para que esta crise não origine carências alimentares no concelho. Vamos aumentar, tornar mais abrangem e mais rápido o apoio que a autarquia já assegura nesta área” explicou o autarca.

O lider salienta que as freguesias “têm sido confrontadas nos últimos meses com um aumento gradual e constante das necessidades de apoio e distribuição de alimentos num concelho com mais de 400 mil pessoas”.

“Vamos organizar este programa aproveitado a experiência e conhecimento operacional que a crise pandémica nos deu nesta área” referiu o presidente.

Na reunião, Basílio Horta anunciou também o apoio pecuniário diretamente à população de Sintra para resposta ao aumento da inflação.

Esta medida será concretizada através do Fundo Social AntiCrise que assegura, em caso de necessidade, o pagamento de água, luz, despesas escolares e de primeira necessidade, destinada a famílias com rendimentos iguais ou inferiores a 21 mil euros famílias com dois ordenados mínimos.

Neste conjinto da primeira fase de medidas será utilizada pela sutarquia 10 milhões de euros.

“Vamos agir de forma imediata, mas faseada, estando o município a ultimar um novo conjunto apoios, sempre respeitando o princípio da responsabilidade e precaução perante o panorama socioeconómico que a evolução da crise económica pode significar junto das nossas comunidades” refere o presidente.

O autarca anunciou ainda que o município irá assumir a tarifa social da água do SMAS de Sintra em 2023. “O município assume o pagamento de cerca de 600 mil euros da tarifa social”, anunciou o líder da autarquia, tendo como objetivo a redução do preço da fatura da água aos residentes do município.

O segundo pacote de medidas consiste no apoio às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPPS) de forma a garantir que a atual crise não coloque em risco o funcionamento destas instituições.

“O critério de apoio às nossas IPPS será o número de equipamentos e utentes que cada IPSS tem” explicou o presidente da autarquia.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *