AlmadaDistrito de SetúbalDistritos

SINTAP acusa Câmara de Almada de não garantir pessoal para pré-escolar

Cerca de meia centena de assistentes do pré-escolar de Almada, mostraram-se hoje “exaustos” com a falta de recursos humanos nesta área, reivindicando uma resposta ao problema, num plenário em frente à Câmara de Almada, informou o SINTAP – Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos, filiado da UGT.

A carência de pessoal e a “falta de resposta” da autarquia aos “sucessivos pedidos de reunião” foram os motivos que levaram cerca de 50 assistentes do pré-escolar e jardins-de-infância a participar neste plenário, pelas 10h00, disse à Lusa o secretário-geral do SINTAP, José Abrão.

«Os trabalhadores que desempenham funções no pré-escolar da responsabilidade da câmara estão exaustos, cansados e saturados de andar a cobrir falhas de recursos humanos. Esta situação está a levar ao desrespeito do rácio de um assistente por sala, fazendo com que os trabalhadores fiquem responsáveis por duas salas e, em alguns casos, até mais.

Sabemos que é um problema transversal ao conjunto dos serviços públicos mas o que é facto é que a autonomia de que goza a Câmara Municipal de Almada, como todas as outras, pode ser utilizada para suprir e resolver estes problemas de falta de recursos.»

De acordo com José Abrão, foram muitos os pedidos de reunião sem resposta por parte do município, contudo, na noite passada “chegou ao ‘e-mail’ da secção regional do Alentejo a convocatória” para dia 18 de julho.

«Não era necessário chegarmos a uma situação como esta em que os trabalhadores têm que exigir, lutar e protestar pela falta de diálogo. Só quando se protesta é que há algo e as reuniões são marcadas», lamentou.

O SINTAP espera chegar a um acordo com a autarquia, mas «se não houver resposta, está sempre em cima da mesa o recurso a outras formas de luta, incluindo a greve. A preocupação neste momento é que a abertura do ano letivo no concelho de Almada se faça sem nenhuma perturbação e se faça com o número de profissionais bastante.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *