EmpresasSines

Sines | Novo projecto para hidrogénio verde ‘GALPH2Park’ em consulta pública

Entrou em processo de Consulta Pública o projecto para produção e armazenamento de hidrogénio verde ‘GALPH2Park’ de origem renovável na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS).

Os interessados podem aceder e deixar propostas no Resumo Não Técnico do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do Estabelecimento GalpH 2 Park de Produção e Armazenagem de Hidrogénio Verde de 100 MW de Origem Renovável.

O proponente do projeto é a Petrogal, S.A., que está integrada no Grupo Galp Energia, SGPS, S.A., sendo a entidade responsável pelo licenciamento o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação e a entidade de Avaliação de Impacte Ambiental, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

A nova instalação industrial produzirá hidrogénio utilizando uma tecnologia designada eletrólise, em que uma corrente elétrica provoca a separação das moléculas de água em hidrogénio e oxigénio, sendo a totalidade consumida na Refinaria de Sines.

Atualmente, o hidrogénio consumido na Refinaria de Sines é produzido por um processo que utiliza gás natural e que dá origem à emissão de gases com efeito de estufa como o dióxido de carbono, ao contrário do processo de eletrólise utilizado na nova instalação industrial que não tem associadas emissões de gases de efeito de estufa.

A empresa frisa que «o hidrogénio verde produzido contribuirá, de forma importante para a descarbonização da indústria dado que que prevê uma produção anual de 14 mil toneladas por ano de hidrogénio resultando numa redução de 95 800 ton de emissões de dióxido de carbono equivalente anuais, além de integrar-se na reposta à crise energética a nível global, criada após a invasão da Ucrânia».

Os estudos desenvolvidos no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental tiveram início em maio de 2022 e terminaram em novembro de 2022, e este teve por objetivo identificar e avaliar os impactes associados ao Estabelecimento do GalpH 2ParK e a sua integração na envolvente, de modo a fornecer aos decisores as informações de caráter ambiental necessárias para a sua apreciação.

O projeto localiza-se na freguesia e concelho de Sines, mais concretamente na parcela da Unidade de Execução B1 da Zona Industrial e Logística de Sines, a qua se situa imediatamente a oeste / sul da Refinaria de Sines.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *