Sines

Sines é o 14º maior porto da Europa

O conceituado professor de economia e gestão portuária e marítima Theo Notteboom publicou esta semana uma actualização do ranking da União Europeia, que posiciona Sines no 14º lugar no Top 15 europeu.

A publicação destaca que em 2021 o Porto de Sines consolidou a sua posição como líder nacional em volume de carga, com 1.8 milhões de TEU (Twenty Foot Equivalent Unit, que em português significa Unidade Equivalente de Transporte) movimentados, mantendo-se assim no Top 15 dos maiores portos de contentores da União Europeia.

Estas informações são avançadas pela PortEconomics, fundada por Theo Notteboom, e que dedica uma análise ao mercado marítimo-portuário europeu.

O relatório publicado a 15 de Novembro posiciona Sines na 14ª posição, subindo um lugar no ranking anterior, pese embora, à data, se verifique um ligeiro decréscimo de 5%, face ao período homólogo de 2021.

Aliás, segundo a análise do especialista, apenas quatro portos no Top 15 registaram índices de crescimento, com Gdansk (Polónia) a destacar-se com um crescimento de 15,5%.

De salientar ainda que decorrem a bom ritmo as obras de expansão do terminal de contentores do Porto de Sines – Terminal XXI -, e que aumentarão a possibilidade de operar mais navios em simultâneo, duplicando a capacidade de movimentação anual para 4.1 milhões de TEU.

Recorde-se também que estão já em operação os novos 200 metros de cais, inaugurados no passado mês de Julho, e que garantem maior capacidade operacional ao Porto de Sines.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *