Santiago do Cacém

Sindicatos reunem com médicos no Hospital do Litoral Alentejano

O Secretário Regional do SIM – Alentejo emitiu um comunicado acerca da situação do Hospital Litoral Alentejano, após uma reunião que decorreu esta segunda-feira e que reuniu o Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) e Sindicato Independente dos Médicos (SIM), no Hospital do Litoral Alentejano com os profissionais médicos.

«Os problemas deste hospital são bem conhecidos no que respeita às graves carências de profissionais de saúde que o conselho de administração – para além de pouco fazer para os contratar – tem vindo a afugentar, com consequente aumento de saídas e agravamento das insuficiências sentidas» refere o comunicado.

«Nos últimos meses constatámos o encerramento sucessivo do Serviço de Urgência por ausência de médicos, deixando a população ainda mais limitada no que respeita à oferta de cuidados de saúde.

Por outro lado, os profissionais que continuam estoicamente a trabalhar recusam, e muito bem, assumir a responsabilidade por incidentes motivados pela falta de adequadas condições de trabalho.»

Perante estas dificuldades os sindicatos médicos apelam «para que cesse esta forma de gestão do HLA e continuarão a atuar em defesa de um Serviço Nacional de Saúde (SNS) de qualidade, no qual os médicos são peça fundamental. É essencial o respeito pelas carreiras médicas, a valorização dos profissionais médicos e a implementação de um sistema de incentivos à sua fixação».

Os sindicatos recusam também «uma prática baseada em políticas e atitudes pouco amigáveis e que só têm contribuído para o enfraquecimento desta instituição, reafirmando a sua disponibilidade para o diálogo».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *