JustiçaPaís

Sindicatos de Professores suspendem ações de luta e solicitam fecho das escolas

Os sindicatos de professores decidiram hoje suspender as ações de luta devido ao surto de Covid-19 e às preocupações com a saúde pública e defenderam o encerramento das escolas como medida preventiva.

A plataforma de sindicatos de professores esteve reunida hoje em Lisboa, e defendeu que, em termos de educação, as escolas deveriam fechar já, mas que em termos de saúde pública têm de ser as autoridades competentes a tomar a decisão.

A plataforma, que engloba 10 estruturas sindicais de professores, reuniu-se para tomar uma posição conjunta contra a falta de resposta do ministro da Educação relativa aos problemas da classe e decretar algumas formas de luta, mas decidiu suspender os protestos face ao surto de Covid- 19 e às preocupações com a saúde pública.

A plataforma salienta que o fecho das escolas é uma questão de saúde pública e que os alunos têm de perceber isso e não terem comportamentos de mobilidade que possam contribuir para contaminações, como irem para a praia, cafés e convívios.

Apesar desta posição, a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) vai avançar com uma queixa na Organização Internacional do Trabalho contra o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, por ausência de diálogo e negociação, por ignorar os sindicatos em questões em que a lei obriga a que sejam ouvidos, e outras queixas judiciais que não especificou.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *