AlmadaDestaque

Sindicato denuncia retenção de ambulâncias no Hospital Garcia de Orta por falta de macas

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar denunciou, em comunicado, que na passada segunda-feira, 22 de Maio, várias ambulâncias «ficaram retidas na urgência do hospital Garcia da Orta por falta de macas devido a uma grande afluência de doentes nos últimos dias».

Conforme a denúncia do STEPH, a falta de macas durante o turno da tarde de segunda-feira levou a que as ambulâncias que transportavam os doentes ficassem retidas nas Urgências por várias horas, uma vez que não podiam fazer a transferência dos doentes para macas do hospital.

Rui Lázaro, presidente do STEPH afirmou que esta situação levou a que «alguns operacionais tenham passado o turno todo no hospital à espera da maca», e frisou que o problema se agravou durante a terça-feira.

«Tivemos informação de que durante o dia que a situação não só se manteve, como até se agravou, ao ponto de o hospital deixar de receber ambulância encaminhadas pelo INEM, que tiveram de ser encaminhadas para outros hospitais», adiantou à agência Lusa o presidente do STEPH.

Segundo Rui Lázaro, esta situação «é recorrente» nas urgências do hospital que serve atualmente uma população estimada em cerca de 350 mil habitantes dos concelhos de Almada e Seixal.

E se a retenção de ambulâncias nas urgências da unidade hospitalar em Almada, devido à falta de macas, «mas esta segunda-feira atingiu um ponto que é inadmissível», lamentou o dirigente sindical.

Fonte do hospital adiantou à Lusa que «não há macas retidas» nas urgências, mas admitiu uma grande afluência de doentes nos últimos dias, uma situação agravada com o grande número de pessoas que permanecem internadas após terem alta clínica, o que limita o número de camas disponíveis para internamento das pessoas que chegam pela urgência.

Segundo a mesma fonte, a urgência geral do centro hospitalar de Setúbal «está encerrada e as ambulâncias enviadas pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) de dentro e fora da sua área e a do Barreiro está fechada para ambulâncias de fora de área».

Perante isso, o Garcia de Orta está «a funcionar normalmente apenas para doentes de Almada e do Seixal, mas fechou para fora de área», adiantou.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *