Covid-19Distrito de Lisboa

Sindicato denuncia cinco casos de infectados na Teleperformance em Lisboa

O Sindicato dos Trabalhadores de Call Center (STCC) denuncia que há cinco pessoas infetadas com Covid-19 no call-center da Teleperformance da Infante Santo, em Lisboa.

«Três dos casos são no mesmo departamento e as chefias deixaram simplesmente de aparecer e deixaram os trabalhadores entregues à sua sorte» explicou Manuel Afonso, dirigente do STCC ao Jornal de Notícias.

Segundo o STCC, a empresa já tem conhecimento dos casos de Covid-19 desde a semana passada, mas insiste que os funcionários continuem a trabalhar, inclusivamente os colegas que trabalhavam perto dos trabalhadores infetados, cujo primeiro caso foi conhecido na quinta-feira passada.

Nessa altura o STCC avisou a Teleperformance, que solicitou à funcionária que enviasse «uma declaração médica, quando ela nem tinha obrigação de o fazer, mas foi enviada. Só aí é que assumiram que estava a falar a verdade”, referiu Manuel Afonso.

Desde então o Sindicato dos Trabalhadores de Call Center afirma que tem tentado contactar a Teleperformance via e-mail, mas sem resposta.

«A empresa dificulta o processo dos trabalhadores comunicarem à própria empresa a situação em que estão. Não está a tomar quaisquer providências a não ser dizer a alguns trabalhadores que se quiserem podem meter férias e irem para casa».

A empresa, localizada na Avenida Infante Santo, emprega mais de 700 funcionários, e neste momento entre 200 a 300 estão em casa a trabalhar e, segundo o sindicato, a promessa da empresa é que todos os trabalhadores trabalhem em teletrabalho.

«Pedimos que os edifícios sejam encerrados e as pessoas aguardem em casa sem perda de rendimento» lembrando que «em Itália, em Espanha e na Coreia do Sul os call centers foram focos de contágio. Em Itália e em Espanha já morreram operadores de call center e é esse o cenário que estamos a tentar evitar.»

O STCC já informou a Direção Geral de Saúde, a Unidade de Saúde Pública local e a Autoridade para as Condições do Trabalho. A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo já respondeu e diz que está a tentar falar com a Teleperformance, que declarou ao JN não ter declarações a fazer sobre o assunto.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *