País

Sindicato de médicos denuncia falta de climatização nas unidades de saúde

O Sindicato Independente dos Médicos denunciou em comunicado a falta de condições de climatização das unidades de saúde, apesar da legislação da própria Direcção Geral de Saúde sobre o assunto.

No comunicado intitulado «Climatização das unidades de saúde, DGS e faz de conta», o SIM afirma que «os deuses estão connosco. As temperaturas deste jardim à beira mar plantado têm feito inveja a todos os vizinhos. E é o que nos vale… no litoral porque no interior é inferno…».

Em causa está a legislação que a própria DGS emitiu para licenciamento e funcionamento de unidades prestadoras de cuidados de saúde, «e na qual a legislação é bem explicita: Decreto-Lei n.º 243/86: Condições de temperatura e humidade – Artigo 11.º – a) A temperatura dos locais de trabalho deve, na medida do possível, oscilar entre 18ºC e 22ºC, salvo em determinadas condições climatéricas, em que poderá atingir os 25ºC.»

Segundo o SIM, é «generalizada a inexistência de salas climatizadas em unidades quer Hospitalares quer dos Cuidados de Saúde Primários, em que as condições de atendimento a utentes e as condições de exercício dos profissionais de saúde estão gravemente comprometidas.

Os consultórios médicos estão persistentemente acima dos 30ºC. As salas de tratamento idem. As salas de espera não lhes ficam atrás… no próprio bloco operatório isso acontece, como já foi denunciado…».

O Sindicato acusa ainda que as «autoridades locais fazem Planos de Contingência para o Verão para político e ARS ver mas totalmente desinseridos da realidade e acintosos para quem está a trabalhar. Será que a DGS fiscaliza nas instituições públicas o que ela própria exige?».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *