Distrito de Setúbal

Sindicato acusa administração do Hospital de Setúbal de excluir médicos da gestão hospitalar

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul emitiu um comunicado no qual acusa o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Setúbal de excluir os médicos da discussão sobre a organização interna.

«Os médicos foram surpreendidos com um novo regulamento interno, imposto pelo Conselho de Administração, após aprovação do Ministério da Saúde.

Para o Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS), é urgente mudar a lei de gestão hospitalar, que tem possibilitado este tipo de imposições autoritárias, ao serviço de interesses político-partidários, sem respeito pelo trabalho dos médicos e profissionais de saúde.»

O Sindicato afirma também «apoiar todas as ações desenvolvidas pelos médicos do CHS pela discussão deste regulamento e as eventuais alterações após esse debate inter pares, estando totalmente disponível a ser parte atuante na resolução deste situação».

Além disso, pretende «organizar reuniões sindicais com todos os médicos, estando aberto a encetar formas superiores de luta – como a greve, se for essa a vontade dos médicos do CHS – para exigir o respeito pelo debate democrático».

Outra das críticas dirigidas ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar, é a «degradação da instituição e as suas condições de exercício clínico, fruto do subfinanciamento crónico e da insuficiente dotação em termos de recursos humanos, técnicos e logísticos».

Para o SMZS, «é urgente a abertura atempada de concursos para todas as áreas profissionais, assim como a requalificação do CHS para o nível seguinte – do Grupo C para o Grupo D -, o que possibilitaria a melhoria da sua capacidade instalada no número de camas de internamento, no espaço do serviço de urgência e consulta externa, e na instalação dos meios complementares de diagnóstico».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *