Distrito de SetúbalDistritosJustiça

Simulacro em Setúbal assinalou Dia Internacional da Proteção Civil

O Dia Internacional da Proteção Civil foi assinalado em Setúbal com simulacros nas escolas do concelho e com um exercício num edifício municipal na Praça do Brasil testou esta manhã os procedimentos de segurança em caso da ocorrência de uma catástrofe natural, no âmbito do programa ‘Setúbal Resiliência +, Os Dias da Segurança’.

As sirenes de aviso do sistema de alarme do edifício que alberga os departamentos de Recursos Humanos e de Educação, soaram às 10h26 e foi simulada a ocorrência de um sismo na cidade, para testar a resposta de evacuação geral e autónoma dos cerca de noventa funcionários do município que trabalham naquele edifício, distribuídos por quarenta gabinetes e dispostos por três pisos.

O exercício foi conduzido pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e pela Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, que disponibilizaram para o local uma viatura plataforma multiusos, com alcance em altura e dotada de materiais para salvamento e resgate, e com a colaboração de várias entidades.

Ao sinal de perigo, e após acionados os mecanismos de segurança previsto aquando uma ocorrência deste tipo de acidentes, a evacuação começou de imediato, num procedimento feito do terceiro piso para o rés do chão.

Em cada patamar foram destacados dois elementos para encaminhamento dos funcionários presentes no interior edifício, devidamente identificados com coletes refletores e cartazes nas costas com a palavra “segue-me” escrita.

À medida que os funcionários recebiam ordens de evacuação outros aguardavam a vez de saída dos gabinetes, num compasso de tempo feito respeitando as normas de segurança em caso de sismo, agachados com mãos sobre a cabeça, protegidos debaixo das mesas e a aguardar a ordem de saída.

Ordeiramente todos os presentes foram conduzidos até ao exterior do edifício, onde estava já delimitada uma zona de segurança junto ao parque de estacionamento automóvel da Praça do Brasil.

No final do procedimento, que demorou sete minutos a cumprir, desde o toque da sirene até reunidas as condições normais de segurança, o comandante da CBSS, Paulo Lamego, reforçou a importância destas iniciativas.

Esta tarde, às 17h00, é inaugurada no Centro Comercial Alegro Setúbal, a exposição fotográfica e documental “Memórias do Sismo de 1969 – 28 de fevereiro, a noite em que Portugal tremeu” e com uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil com simulacro de comunicações.

 

Fonte: Câmara Municipal de Setúbal


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *