CulturaFestas PopularesMundoPaísReligiãoSesimbra

Símbolos da JMJ visitaram a Paróquia do Castelo de Sesimbra

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que vai acontecer no próximo ano no país, estiveram presentes na Paróquia do Castelo de Sesimbra. Esta manifestou a disponibilidade em ser uma Paróquia de acolhimento. «A comunidade da Paróquia do Castelo de Sesimbra tem vindo a ficar cada vez mais motivada para o evento e tem-se mostrado disponível para ajudar. Esperamos que a Jornada Mundial da Juventude seja um sucesso, no evento em si e na preparação, e que seja um ponto de partida para uma mudança na mentalidade dos jovens, a nível local e nacional, no sentido de construir um mundo de paz e amor», disse João Gato, representante do Comité Organizador da Paróquia do Castelo de Sesimbra.

A igreja da Corredoura, local onde chegou a Cruz Peregrina (com quase 4 metros de altura) e o Ícone de Nossa Senhora, encheu com crentes de várias idades. Incluindo os representantes das autoridades locais, como foi o caso do presidente Francisco Jesus. A juventude, alegria e a esperança reuniram-se no átrio desta igreja. Estes símbolos trazem associados a si mensagens de amor, paz, esperança e reconciliação.

Para além da missa e dos comes e bebes, também houve momentos musicais. Estes estiveram a cargo dos Bigodes de Rato e da Capoeira Alto Astral. Num espírito de comunhão, os presentes reuniram-se para aproveitar um momento único na vida. Os presentes quiseram ver de perto os símbolos que representam o maior encontro do mundo de jovens cristãos. Estima-se que Portugal irá acolher cerca de 1 a 2 milhões de peregrinos de quase 190 nacionalidades.

Atrair a juventude para algo relacionado com a Igreja é um desafio cada vez maior, lembram os organizadores da visita dos símbolos da JMJ a Sesimbra. Os organizadores montaram a programação para estes dois dias demonstrando que a igreja não deve ser apenas para os jovens “beatos”. «A fé não tem limites nem barreiras, a fé constrói pontes. Estes dois acontecimentos (Peregrinação dos Símbolos e Jornada Mundial da Juventude) são a prova disso mesmo», afirmou João Gato.

«Trata-se de um acontecimento inédito visto que será a primeira vez que os símbolos irão estar na Paróquia do Castelo de Sesimbra. A cada 3 ou 4 anos as Jornadas Mundiais da Juventude ocorrem como um encontro mundial numa cidade escolhida pelo Papa. A probabilidade de a curto-médio prazo ser novamente uma cidade portuguesa a acolher o evento é muito reduzida», contou.

Os símbolos têm estado em peregrinação por várias localidades portuguesas (também estiveram presentes em Espanha e em Angola). Nos dois dias em que os símbolos estiveram presentes no concelho, estes fizeram uma peregrinação por várias associações. «A Peregrinação dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude à Paróquia do Castelo de Sesimbra será certamente uma boa oportunidade de divulgação e mobilização da comunidade (jovem e menos jovem, católica e não-católica, crente e não-crente, praticante e não-praticante) para a Jornada Mundial da Juventude que irá acontecer em agosto de 2023 em Lisboa», disse.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *