Seixal

Simarsul aponta avaria na estação elevatória para descargas no rio Judeu

Depois das imagens que ontem foram divulgadas nas redes sociais sobre alegadas descargas de materiais poluentes no rio Judeu, no Seixal, o Diário do Distrito contactou com a Câmara Municipal do Seixal e a Simarsul.

No caso desta entidade, foi recebida a resposta esta tarde, com a informação de que o ocorrido se ficou a dever a uma avaria técnica na Estação Elevatória do Porto da Raposa.

«No passado dia 11 ocorreu uma avaria técnica na Estação Elevatória do Porto da Raposa, pertencente ao Subsistema de Saneamento do Seixal, devido a afluências de materiais impróprios às redes de esgotos, decorrentes da utilização incorreta por parte dos utilizadores, deixando a instalação fora de serviço e ativando a descarga de emergência que protege a infraestrutura de situações anómalas.

Foram prontamente desenvolvidos esforços para repor o seu normal funcionamento com a máxima brevidade possível, tendo sido a referida anomalia devidamente reportada às entidades oficiais, nomeadamente à ARH Tejo e Oeste e à Câmara Municipal do Seixal.

Para redução do tempo de intervenção e minimização dos impactos ambientais decorreram diversas intervenções de desobstrução e limpeza com recurso a viaturas hidroaspiradoras.

À data a instalação encontra-se a funcionar sem anomalias.»

Da parte da Câmara Municipal a informação que foi enviada ao Diário do Distrito foi de que «já foram pedidas explicações a esta empresa pública do Estado sobre o sucedido, tendo denunciado este atentado ambiental à Inspeção Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território – IGAMAOT.»

 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *