AtualidadeDistrito de Lisboa

SIM quer tratamento digno para crianças queimadas no Hospital D. Estefânia

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) alerta para a situação das crianças queimadas no Hospital D. Estefânia que «têm de ser tratadas com segurança e dignidade».

Em comunicado enviado às redações o SIM afirma que teve conhecimento «que os doentes queimados e em idade pediátrica, no Hospital de Dona Estefânia, são habitualmente internados em dois quartos ao fundo da enfermaria de Cirurgia Pediátrica, Serviço 3.1., sem condições de isolamento.

O espaço atribuído a estes doentes não cumpre as Recomendações Técnicas para Unidades de Queimados (RT 13 2019), segundo a ACSS, e o tratamento prestado não é condigno deste tipo de doente, pela sua complexidade e risco, nomeadamente infeccioso.»

O SIM destaca outros problemas «destacando-se a inexistência de controlo térmico do ambiente adequado dos quartos de internamento; a falta de condições rigorosas de assepsia; a inexistência de uma banheira adequada para balneoterapia e que também permita realização de balneoterapia sob sedação; a impossibilidade da realização de pensos sob sedação, pelo que estes doentes são frequentemente deslocados ao bloco operatório, ocupando a sala operatória da urgência».

O SIM refere ainda que «seria igualmente importante que pudesse existir uma sala de atividades, dada a faixa etária dos doentes internados e que também serviria para a realização de terapia ocupacional / fisioterapia em ambiente seguro, entre outros».

Outra situação para a qual o sindicato alerta é o «culminar da degradação dos cuidados aos doentes queimados internados, que se está a repetir novamente desde dezembro de 2021, à medida que surge maior número de casos de doentes cirúrgicos infetados.

Durante este período, os doentes queimados foram deslocados para o Serviço 3.2. – Ortopedia, onde permanecem preferencialmente em quartos localizados no fundo da enfermaria, mas, por vezes, intercalados com outros doentes internados e com patologias diferentes, nomeadamente infecciosa.

Este serviço apresenta características de espaço e de pessoal que são ainda mais deficitárias para o tratamento do doente queimado, relativamente às existentes no Serviço 3.1.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *