AlmadaPaís

SIM preocupado por possível encerramento do serviço de obstretícia do HGO

O Sindicato Independente dos Médicos-SIM manifestou a sua «profunda preocupação» pelo facto de a Maternidade do Hospital Garcia de Orta (HGO) estar em contingência nas próximas semanas e em risco de vir a encerrar durante a noite, por falta de médicos.

Num comunicado, o SIM acrescenta ainda que «neste momento em que muitas das maternidades de Lisboa e Vale do Tejo, estão nos seus limites e, por vezes também em contingência».

Para o SIM a situação fica a dever-se à «inação do Conselho de Administração (CA) do HGO cuja única preocupação é criar dificuldades ao trabalho do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia, muito desfalcado e pressionado pelas centenas de milhares de pessoas a que tem de responder.

Nenhuma das solicitações e medidas de reestruturação da era COVID, na tentativa de reabertura pós-estado de emergência, foram atendidas.

Ao invés foram tomadas medidas sem o conhecimento ou a participação dos elementos do serviço, descredibilizando o seu papel, a sua acção e a sua capacidade de trabalho, pondo muitas vezes em causa a segurança dos profissionais e dos utentes.»

Para o SIM «está instalada a instabilidade na maternidade do HGO, sendo que se encontra em contingência desde há alguns dias correndo sérios riscos de fechar o atendimento ao exterior» e o sindicato exige «que se tomem medidas para evitar a destruição do serviço tal como ocorreu com a pediatria encerrada à noite, há um ano».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *